Estágio
Home Avisos Disciplinas Resoluções Regulamentações Horários Documentos Estágio Colegiado

 

Documentos
Relatórios

 Estágio Profissionalizante Obrigatório (semestral)

O Currículo do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica (turno diurno) obriga cada aluno a realizar um Estágio em empresa da área eletro-eletrônica, ou atuar em pesquisas na área eletro-eletrônica. O estágio poderá ser cursado através das disciplinas:

1- TE 104 (Estágio Obrigatório em Tempo Integral), com atividades que totalizem 585 horas (no mínimo) e será cumprido em um semestre letivo, ou

2- TE 150 (Estágio Obrigatório Parcial I) e TE 151 (Estágio Obrigatório Parcial II), com atividade que totalizem 360 horas em TE 150 e 225 horas em TE 151, que será cumprido em dois semestres consecutivos.

 Essa página contém instruções sobre os procedimentos a serem adotados para que a atividade de Estágio seja considerada válida para fins de integralização do currículo de graduação.

     Quando fazer o Estágio?

O aluno pode realizar estágio quando desejar (Estágio Não-Obrigatório), porém para fins de integralização curricular somente serão considerados os seguintes casos:

1– Para TE 104, só será considerado válido o estágio realizado no 9º período (para todas as habilitações), tendo como pré-requisito para a matrícula o aluno ter concluído pelo menos 720 horas em disciplinas optativas, todas as disciplinas da 1ª a 6ª série e ter sido aprovado na disciplina TE 106 - Engenharia de Segurança.

2- Para TE 150, só será considerado válido o estágio realizado no 9º período (para todas as habilitações), tendo como pré-requisito para a matrícula que o aluno tenha concluído pelo menos 600 horas em disciplinas optativas, todas as disciplinas da 1ª a 6ª série e ter sido aprovado na disciplina TE 106 - Engenharia de Segurança.

3- Para TE 151, só será considerado válido o estágio realizado no 10º período (para todas as habilitações), tendo como pré-requisito que o aluno tenha concluído pelo menos 720 horas em disciplinas optativas, todas as disciplinas da 1ª a 6ª série e ter obtido aprovação nas disciplinas TE 150 - Estágio Obrigatório Parcial I e TE 106 - Engenharia de Segurança.

     Estágio Livre:

Caso o aluno opte por fazer estágio entre o 1ª e 6ª série ou 7º e 8º período, esse será considerado como Estágio Livre de caráter não-obrigatório, ou seja, não poderá ser usado para a integralização do currículo. Nesses casos o Contrato de Estágio é assinado pelo Coordenador de Curso e pelo cordenador geral de estágio, simplesmente para comprovar a condição de aluno regularmente matriculado.

    Matrícula :

É obrigatório que o aluno tenha se matriculado em uma das disciplinas de estágio (TE-104, TE 150 ou TE 151) para que seja possível validar o estágio. Dessa forma o aluno deve incluir a disciplina TE-104 ou TE 150 no seu requerimento normal de matrícula do 9º período e TE 151 no seu requerimento normal de matrícula do 10º período. Não é possível lançar a nota de Estágio Obrigatório se o aluno não tiver se matriculado na disciplina.

     Orientação do Estágio Obrigatório:

De posse da lista de alunos matriculados na disciplina Estágio Obrigatório, no início do período letivo a Comissão Orientadora de Estágio – COE do Curso de Engenharia Elétrica fará uma distribuição dos estagiários entre os professores do departamento, para fins de Supervisão de Estágio. Não é possível ao aluno escolher o Professor Supervisor. A partir da publicação em edital da lista de Professores-Supervisores e respectivos alunos, cada aluno deverá entrar em contato com o seu Professor-Supervisor, para comunicar se já está ou não fazendo estágio e receber instruções. Recomenda-se que os Professores-Supervisores realizem encontros periódicos com seus orientados, de modo a ficarem cientes das atividades que estão sendo executadas e prestar assistência aos alunos em caso de dúvidas. É obrigatório que o Professor-Supervisor entre em contato com a pessoa responsável pelo estagiário na empresa, de modo a apresentar-se e colocar-se à disposição para solucionar eventuais problemas que possam surgir. É interessante que o Professor-Supervisor visite pelo menos uma vez o local de estágio.

     Bolsistas de Iniciação Científica:

O Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica aceita como equivalente ao Estágio Profissionalizante a participação do aluno em Programas de Iniciação Científica oficiais da UFPR (Bolsas PBIC, CNPq, CAPES, PET e projetos de colaboração Universidade-Empresa). Nesses casos o aluno terá o seu respectivo Professor Orientador da Iniciação Científica como se fosse o Supervisor na empresa e um outro professor do Departamento de Engenharia Elétrica como Professor-Supervisor. É também obrigatória a matrícula na disciplina TE-104 para validar a Bolsa de Iniciação Científica como estágio, da mesma forma como o estágio realizado em empresa.

    Monitoria:

A participação em Programas de Monitoria oficiais da UFPR são enquadradas como Atividades Formativas Complementares e portanto não são válidas como Estágio.

    Alunos com Emprego na área Eletro-Eletrônica:

Uma vez que o Estágio Obrigatório tem como objetivo proporcionar uma vivência profissional ao estudante, o Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica considera de forma especial o aluno que já atue profissionalmente em uma empresa ligada à área Eletro-Eletrônica e esteja atuando na área de engenharia. Nesses casos o aluno deverá matricular-se normalmente na disciplina TE 104 (Estágio Obrigatório em Tempo Integral) e comunicar ao seu Professor -Supervisor onde trabalha, que cargo ocupa e a função que realiza. O Professor-Supervisor solicitará então que o aluno faça um relatório das atividades por ele realizadas na empresa em um determinado período do ano, totalizando um mínimo de 585  horas, com a finalidade de validar sua atuação profissional como equivalente ao Estágio Profissionalizante.

    Alunos com Emprego fora do setor Eletro-Eletrônico:

Nesses casos não é possível validar a atuação profissional do aluno para fins de Estágio Profissionalizante. O Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica considera que a exigência de Estágio Obrigatório deve ser completada em uma empresa ligada ao campo de trabalho do Engenheiro Eletricista. Os alunos que se enquadrarem nessa situação terão que realizar seus estágios em período de férias, devendo para isso entrar em contato com a Coordenação do Curso para uma orientação detalhada.

    E como conseguir um Estágio?

Existe uma abundância de oferta de vagas de estágio na região metropolitansa de Curitiba, de modo que Coordenação do Curso não vê necessidade de manter uma Central de Estágios. Vagas de estágio são anunciadas frequentemente através de cartazes afixados no Edital do Curso e através da lista de distribuição de mensagens eletrônicas. Portanto, mantenha o seu email atualizado junto à Coordenação de Curso, para não deixar de receber as diversas ofertas de estágio que são enviadas à UFPR.

A Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica recomenda aos alunos que busquem com antecedência ao período de Estágio Obrigatório o auxílio dos órgãos ligados às Confederações Industriais e Comerciais para cadastrarem-se. Em Curitiba recomenda-se procurar um dos seguintes órgãos:

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA DO PARANÁ
CIEE-PR

Rua Ivo Leão 42-50
Alto da Glória (Próximo do Estádio do Coritiba Futebol Clube)
Telefone: (0xx41) 3313-4300
www.cieepr.org.br

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ
INSTITUTO EUVALDO LODI DO PARANÁ - IEL-PR
Avenida Cândido de Abreu 200 – Térreo
Centro Cívico (Próximo do Shopping Müller)
Telefone (0xx41) 3352-2424

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Centro Politécnico
Programas de Iniciação Científica e Estágio na área educacional.

De forma geral a oferta de vagas para estágio supera em muito o número de alunos interessados. No entanto, em caso de dificuldade especial para obter um estágio, recomenda-se aos alunos buscarem o auxílio da Comissão Orientadora de Estágio – COE do Curso de Engenharia Elétrica, que possui meios de obter um estágio não-remunerado junto a diversas entidades, ou oferecer um estágio não-remunerado na forma de trabalho voluntário em um dos projetos de pesquisa em andamento no Departamento de Engenharia Elétrica.

    Validação do Estágio realizado:

Para validar o Estágio, o aluno matriculado nas disciplinas citadas deve encaminhar pedido nesse sentido ao seu Professor-Supervisor, juntamente com um Relatório de Atividades. Os documentos necessários podem ser obtidos por download:

  1. Clique aqui para obter os formulários relacionados com o estágio.
  2. A Regulamentação 0105/CCEE que Regulamenta a disciplina Estágio Supervisionado pode ser obtida aqui.
  3. Outras Resoluções relacionadas com o estágio podem ser encontradas aqui.

O aluno deve verificar junto ao Professor-Supervisor a data limite para entrega do relatório (normalmente no final do período de aulas). Os relatórios devem ser entregues na Secretaria do Departamento de Engenharia Elétrica conforme consta nas diretrizes de solicitação de avaliação com a seguinte documentação:

a) Solicitação de Avaliação endereçada ao respectivo Professor-Supervisor.

b) Cópia do Contrato de Estágio (Indispensável!).

c)  Formulário de Avaliação preenchido pelo Supervisor na Empresa entregue em envelope fechado (Indispensável! - Não serão aceitos formulários de avaliação entregues "abertos").

d) Declaração de horário de realização do estágio devidamente validado pela empresa.

e) Outros documentos que o Estagiário julgar necessário. Atenção: Verifique junto à Empresa se os documentos que estão sendo anexados ao relatório não tratam de produtos de acesso restrito ou cobertos por sigilo industrial.

    Estágio no Exterior:

O Estágio Obrigatório pode ser realizado fora do Brasil unicamente através da disciplina TE 104 - Estágio em Tempo Integral. Neste caso a Coordenação do curso poderá dispensar o aluno dos pré-requisitos da disciplina, se o aluno tiver participado de Programa de Convênio Internacional com instituição de ensino no exterior no semestre anterior ao estágio.

  1. Instrução Normativa 01/93-CEP que regulamenta o Estágio no Exterior.
  2. Requerimento para realizar Estágio no Exterior
  3. Modelo de Plano de Trabalho para Estágio no Exterior

Novo    Nota do Estágio realizado:

O Estágio Profissionalizante Obrigatório será lançado no Histórico Escolar através do registro da(s) disciplina(s) TE 104 ou TE 150+TE151 sendo:

Nota: de zero a 100, sendo que de zero a 50, nota é obtida da avaliação do Estagiário, realizada pelo Supervisor na empresa onde foi realizado o estágio, e os 50 pontos restantes pelo Professor-Supervisor da UFPR, com base no Relatório de Estágio e outras informações obtidas com os encontros mantidos com o aluno durante o período de estágio. A nota mínima para aprovação é igual a 50 (cinqüenta).

 Frequência: será concedido 100% de freqüência ao aluno que comprovar as respectivas horas da disciplina na atividade de Estágio. A frequência mínima para aprovação é 75%.

Para entrar em contato com o Presidente da Comissão Orientadora de Estágios (COE) do Curso de Engenharia Elétrica, utilize os telefones (0xx41)3361-3690 ou (0xx41)3223-1593 ou preencha o formulário abaixo:

Nome:
* Obrigatório

Email:
* Obrigatório

Assunto:


Mensagem: